Trabalhe Conosco


Aviso Legal
Política de Privacidade
Mapa do site
Últimas Atualizações
Indústrias Romi S.A.
Avenida Pérola Byington, 56
Santa Bárbara d'Oeste -SP - Brasil
CEP 13453-900
Copyright © 2005-2012
Todos os direitos reservados

Cooperação nos investimentos em inovação e tecnologia da Companhia, com a aquisição de equipamentos e desenvolvimento de novos processos de usinagem, através do sistema de manufatura flexível instalado no parque industrial





Português brasileiro
English
Español

Notícias


Romi firma parceria com Escola de Engenharia da USP São Carlos

30/10/2009  

 

Categoria: Inicio, A Empresa, Máquinas-Ferramenta, Investidores

<b>Projeto de integração nas áreas do conhecimento proporcionará estudos para evolução do uso de máquinas e equipamentos</b>



 


A Romi oficializou em 30 de outubro de 2009, a parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos – EESC-USP, para desenvolver um projeto de integração de docentes e discentes de pós-graduação, mestrado e doutorado do curso de Engenharia de Produção, da Universidade e as equipes dos Departamentos de Engenharia de Produtos da Romi. O objetivo da integração é desenvolver diversos estudos com a máquina Centro de Usinagem Vertical Romi D 800 de Alta Performance, que produz peças tridimensionais para múltiplas aplicações, desde produção, usinagem de moldes e matrizes e outras aplicações específicas.



Com contrato inicial de dois anos, a parceria prevê a geração de estudos capaz de promover a ampliação dos recursos para utilização do produto, bem como a troca de conteúdo entre as diversas áreas do conhecimento. Várias pesquisas na parte eletro-eletrônica da máquina e também da mecânica, como análise de vibração, modelos de usinagem e de rugosidade, por exemplo (que determina o grau de acabamento de uma determinada superfície), serão os primeiros da lista dos profissionais.



Para a Romi, a parceria permite ir além do que o produto pode oferecer atualmente. “Queremos conhecer esse produto em todas as suas particularidades para descobrir até o ponto em que pode ser explorado”, declara Silvio Luiz Plotegher, responsável pelo laboratório de máquinas-ferramenta e do setor de engenharia de produtos eletro-eletrônicos. E completa: “Essa parceria promove uma rica troca de experiência e permite análise minuciosa da tecnologia existente no mercado, contribuindo para o meio acadêmico e empresarial”.



O projeto contempla ainda estudos para uma modelagem na criação de uma máquina virtual. A ação é inovadora no setor e permitirá formatar modelos das diversas configurações possíveis com este tipo de produto, que se aproxime ao máximo do modelo real.  Os resultados contribuirão com uma nova abordagem do produto e ainda para um avanço nas pesquisas reais.
O projeto de parceria aplicado ao Centro de Usinagem Vertical Romi D 800 de Alta Performance ficará à disposição de pesquisas e conta com responsáveis da Romi e da USP São Carlos em tempo integral.


 
<- Voltar para: Notícias