|
 |
No ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, Romi é líder em inovação e qualidade
|
 |
|
|
27/08/2009  
Categoria: Inicio, Máquinas-Ferramenta, Injetoras de Plástico, Investidores, A Empresa
<b>A Companhia é a que mais investe no segmento dentre as empresas do setor de Siderurgia, Metalurgia e Mineração</b>
Na edição 2009 de “As 500 Melhores Empresas do Brasil”, da revista Dinheiro, a Romi, é a empresa brasileira líder no segmento de Inovação e Qualidade dos setores de Siderurgia, Metalurgia e Mineração.
Para escolher as melhores empresas deste segmento, a publicação avaliou 23 indicadores, como equipe dedicada ao controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento e marketing, variação do número de funcionários e despesa destas áreas, equipe dedicada a auditoria interna e SAC, entre outros critérios. A Romi liderou com 38,75 pontos, 2,25 a mais do que a segunda colocada.
A empresa investe, anualmente, cerca de 4% do faturamento líquido em pesquisa e desenvolvimento e detém um grande número de patentes no Brasil e no exterior. Sua área de P&D conta com cerca de 190 funcionários, em sua maior parte engenheiros mecânicos ou elétricos, e 70% do total só trabalha na criação de produtos.
O índice de máquinas novas vendidas pela Romi é alto. A receita operacional líquida decorrente de novos produtos foi de R$ 270 milhões em 2008 frente a R$ 234,3 milhões em 2007, o que representou uma média 38,8% e 37,1% da receita líquida operacional, respectivamente. São considerados novos produtos todos os lançados nos três anos anteriores ao fim de cada período. A empresa avalia que os investimentos em pesquisa e desenvolvimento são de grande importância para seu crescimento e, principalmente, para manter seus produtos tecnologicamente atualizados frente aos concorrentes nacionais e internacionais.
Na área de qualidade, a empresa adota a metodologia Lean Six Sigma, uma poderosa ferramenta de gestão que tem a finalidade de aprimorar o desempenho organizacional e ampliar ainda mais sua excelência operacional, eliminando desperdícios, reduzindo custos e melhorando os processos administrativos e de manufatura.
Recursos humanos - A empresa ainda está em terceiro lugar no critério recursos humanos no ranking das melhores empresas dos setores de siderurgia, metalurgia e mineração. Neste segmento os indicadores avaliados foram de variação do número de funcionários, de terceirizados, despesas com salários, encargos e benefícios, entre outros.
O ranking da revista Dinheiro é elaborado a partir das respostas a questionários enviados a empresas de todo o País. Divididas em 25 setores econômicos, as companhias foram classificadas a partir de cinco critérios de gestão: inovação e qualidade, sustentabilidade financeira, recursos humanos, responsabilidade social e governança corporativa. Os dados são compilados, cruzados e analisados pela consultoria Trevisan.
Integrante do Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a Romi é a maior indústria brasileira de máquinas-ferramenta (tornos e centros de usinagem) e máquinas para processamento de plásticos (injetoras e sopradoras convencionais e de PET).
<- Voltar para: Notícias
|